segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Neti Kriya

Neti significa guiar e kriya limpeza. Essa prática é também conhecida como jala neti, ou "ducha nasal". É utilizada na Índia desde tempos remotos como auxiliar das práticas de yoga, em especial para facilitar a respiração profunda e absorção do "prana" ou energia vital. A ducha nasal é feita com água morna e um pouco de sal em um instrumento simples chamado "lota".

O neti kriya pode ser um importante auxiliar em uma terapia de desintoxicação, pois ajuda a reduzir o muco e estimula a circulação, purificando a cabeça e o sínus. A prática pode nos ajudar a enfrentar até mesmo os bloqueios psicológicos que pioram nossa qualidade de vida, como distúrbios emocionais. Raiva, medo, ansiedade, irritabilidade e depressão frequentemente estão ligados a maus padrões respiratórios e a um funcionamento inadequado das narinas.

Purificar nossas narinas pode elevar nosso bem-estar psicológico, nos proporcionar uma nova respiração e maior capacidade para enfrentar as questões emocionais da vida.

É um tratamento natural para:
- Rinite
- Sinusite
- Resfriados alérgicos
- Alergias respiratórias, de um modo geral
- Ronco
- Apnéia
- Efeitos da poluição do ar e ar condicionado

Além disso, o sal ajuda a proteger o revestimento da mucosa do nariz, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. Também remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, melhora a oxigenação do cérebro, aumenta a capacidade de concentração e memória.

Passo-a-Passo:
1) Aqueça 500ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna;
2) Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha;
3) A água morna tem função vasodilatadora e o sal (cloreto de sódio), dissociando-se em cloro e sódio, age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, duas gotas de limão.
4) Coloque a água com sal no LOTA até encher;
5) Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar;
6) Vá inclinando o lota para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado;
7) Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar;
8) Repita o procedimento para o outro lado;
9) Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados.

Como evitar os erros mais comuns:
1) Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
2) Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
3) Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.
4) Assoe as narinas sem tampar nenhuma delas, lembre-se a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.