Yoga

O que é yoga? | O que é Iyengar yoga?

A palavra yoga deriva da raiz sânscrita yuj, que significa unir, ligar. Como diz Guruji Iyengar, é a verdadeira união da nossa vontade (ego) com a vontade da nossa alma (o Deus que habita dentro de cada indivíduo). Significa uma atitude que permite a alguém encarar a vida em todos os seus aspectos com equanimidade.           

Yoga é o desenvolvimento do potencial humano, é a luz no meio da escuridão, a sensação de plenitude e bem-aventurança que existem dentro de nós, quando toda a pressa e agitação vão embora.

No sexto capítulo do Bhagavad Gita, famoso épico hindu, Krishna, o mestre, diz a Arjuna, seu discípulo, que a ioga é a libertação do contato com a dor e a tristeza:

“Quando sua mente, intelecto e ego estão sob controle, livres do desejo incontável, de modo a descansar no espírito interior, um homem torna-se um iukta - o que esta em comunhão com Deus. Uma lâmpada não tremula num lugar onde não sopra vento, o mesmo acontece com um iogue que controla sua mente, intelecto e ego, absorvido em seu espírito interior. Quando a inquietude da mente, do intelecto e do ego é mobilizada pela prática da ioga, o iogue, por meio da graça do espírito que está dentro dele mesmo, encontra a realização. Então ele conhece a alegria eterna que esta além da paliçada dos sentidos, que sua razão não pode alcançar. Ele se conforma com essa realidade e não foge a ela. Descobriu o tesouro que está acima de todos. Não há nada mais elevado que isso. Quem o atingiu não será abalado pela mais intensa dor. Esse é o significado real da ioga, uma libertação do contato com a dor e a tristeza”.