domingo, 26 de agosto de 2012

Salamba Sirsasana: o rei dos asanas!

Guruji em Salamba Sirsasana
Sirsasana é conhecido como “o rei dos asanas”. Como um rei ordena os seus súditos, o cérebro regula os numerosos sistemas do corpo. É o controlador do intelecto, dos desejos, da memória, imaginação e pensamento. A origem dos três gunas está no cérebro, sendo a cabeça o centro das qualidades sattvicas. O cérebro controla o intelecto e a discriminação. Por isso, um cérebro dominado por sattva pode f
uncionar com clareza.

Sirsasana estimula o suprimento sanguíneo para o cérebro e o mantém fresco e saudável. Isso ativa a pituitária e a pineal que afetam a saúde, a vitalidade, e o desenvolvimento do nosso corpo. De todos os asanas, Sirsasana é um dos mais revigorantes.
A prática do equilíbrio sobre a cabeça, se corretamente feita, rejuvenesce e revitaliza o corpo todo. A posição de ponta-cabeça neutraliza os efeitos da posição vertical normal dos órgãos internos, que têm uma tendência de cair e colapsar, assim, tornando-se lentos. A posição de Sirsasana lhes mostra uma nova vida. O corpo é mantido aquecido com o aumento da circulação sanguínea, o conteúdo da hemoglobina do sangue aumenta, e a respiração e a digestão são facilitadas.

Muitas pequenas doenças como gripe, resfriado, garganta inflamada, e dores nas costas são curadas com a prática de Sirsasana.
Entretanto, os principais efeitos são no cérebro, e qualquer um que sofra de cansaço, perda de vitalidade física e mental, intelecto deficiente, e força de vontade fraca, devem praticar esse asana religiosamente e regularmente para adquirir clareza e força mental e intelectual. 

Em resumo, Sirsasana desenvolve o corpo e a disciplina a mente assim que alguém se equilibra no asana.

(IYENGAR, Geeta. YOGA: A Gem for a Women. P.187-188)