domingo, 26 de agosto de 2012

Salamba Sarvangasana: a rainha dos asanas!

Guruji em Salamba Sarvangasana

Sarvangasana é um dos asanas mais benéficos. Se Sirsasana é o Rei, Sarvangasana é a Rainha de todos os asanas. Enquanto Sirsasana desenvolve as principais qualidades de força de vontade, nitidez do cérebro e clareza do pensamento, Sarvangasana desenvolve as qualidades femininas de paciência e estabilidade emocional. É considerado a mãe dos asanas. Como uma mãe luta ao longo de sua vida pela felici
dade de seus filhos, a mãe dos asanas esforça-se para a paz e a saúde do corpo. Não é exagero chamar essa postura de “Trailokya Cintamani”, uma joia rara que pertence aos três mundos.

Sarvangasana, como o nome indica, tem um efeito sobre todo o sistema. Devido à posição invertida, o sangue venoso é levado para o coração para a purificação sem qualquer esforço por causa da força da gravidade. Sangue mais oxigenado circula na região do peito, aliviando falta de ar, asma, bronquite, doenças na garganta e palpitações. A postura é muito benéfica para aqueles que sofrem de anemia e baixa vitalidade.

Devido ao forte bandha criado entre o peito e o queixo, as glândulas tireóide e paratireóide obtêm um amplo suprimento de sangue, aumentando assim a sua eficiência e mantendo o corpo e o cérebro em um bom equilíbrio. Porque a cabeça permanece firme devido ao bandha, os nervos se relaxam, e o cérebro se acalma, e a dor de cabeça desaparece. Doenças comuns como resfriados e distúrbios nasais são curados com a prática dessa postura.

Sarvangasana é muito calmante para o sistema nervoso e, portanto, é bom praticá-la quando se está tenso, triste, irritado, cansado, ou quando sofrendo de crise nervosa e insônia.
É um excelente auxílio para a digestão e eliminação, para libertar o corpo de toxinas, para livrar de constipação, curar úlceras intestinais, colites e hemorróidas.

Corrige distúrbios urinários e menstruais e deslocamento do útero. Traz paz, força e vigor ao praticante e é recomendado como o melhor tratamento de recuperação após uma doença longa. Para evitar doenças prolongadas e manter uma saúde robusta, pratique Sarvangasana.

(IYENGAR, Geeta. A Gem for a Woman. P.200-201)