domingo, 14 de outubro de 2012


"Ódio é apego à infelicidade".
(Yoga Sutras de Patanjali, II.8)

No segundo capítulo dos Yoga Sutras, Patanjali coloca que a prática do Yoga consiste em austeridade (tapas), estudo dos vedas (auto-estudo, svadhhyaya) e devoção a Deus (Ishvara Pranidhana).
Ele diz que o propósito do Yoga é atingir a iluminação e diminuir o sofrimento, e cita quais são esses sofrimentos: ignorância, egoísmo, paixão, ódio e obstinação.
Abaixo o que ele descreve sobre o quarto sofrimento:

Quando cultivamos o ódio, estamos simplesmente nos apegando a uma situação ou pessoa que nos trouxe ou traz infelicidade. Obviamente, se algo ou alguém nos traz infelicidade, a melhor coisa que temos a fazer é nos desapegarmos, pois assim mais rapidamente encerraremos nossa conexão com a fonte de infelicidade. Por esta razão, todas as tradições de sabedoria enfatizam o perdão.

A prática de yoga nos leva a evitar esses sofrimentos (kleshas), ao mostrar-nos um nível mais profundo de existência e de prazer (a verdadeira felicidade e bem-aventurança), além das dualidades mundanas, o que pode ser conseguido quando mantemos nossa consciência fixa no Isvara e em nosso verdadeiro eu. Se compreendermos que Isvara é o senhor e o controlador de tudo, não mais haverá espaço para que proclamemos posse ou controle de qualquer pessoa ou coisa (boa ou má). Daí surge o verdadeiro desapego e, portanto, a habilidade de não se prender à lamentação ou a busca dos prazeres sensoriais.

(Baseado no livro "Yoga Sutra de Patanjali - Uma abordagem prática", de Gustavo Dauster, Ed. Paraíso dos Pândavas)