domingo, 26 de agosto de 2012

Ayurveda: Sabores e Emoções (Parte I)


Hoje apresentamos o primeiro texto sobre a visão ayurvédica dos sabores e emoções, que estão sempre presentes no nosso dia-a-dia. A seguir uma primeira apresentação dos sabores e suas correspondentes emoções, boa leitura!

AYURVEDA e os 6 Sabores/Emoções

Rasa (Sanscrito) = Sabor; Emoção.

A palavra 'Rasa' em Sanscrito significa tanto Sabor quanto Emoção.
Isso sugere que Sabor e Emoção são forças idênticas em diferentes planos de existência.
O Sabor é para o Corpo o que a Emoção é para a Mente.
A Emoção que aparece na Mente tende a produzir no Corpo seu Sabor correspondente, assim como um Sabor quando ingerido tende a criar na Mente sua Emoção correspondente.

Doce: Satisfação; Complacência; Gula; Cobiça
Exemplo: O constante desejo de ingerir doce pode nos trazer uma sensação de estarmos mais satisfeitos(as), mas pode ser também uma cobiça por sempre buscar algo mais.

Salgado: Gosto pela vida; Hedonismo; Luxúria
Exemplo: Quando dizemos que algum alimento ou até mesmo alguém não tem graça, dizemos que "não tem sal". Quando buscamos gosto por alguma coisa buscamos o salgado.

Ácido: Ambição; Volição; Inveja

Picante: Extroversão; Intensidade; Irritabilidade
Exemplo: Quando dizemos que queremos mais intensidade na vida, buscamos pelo calor, pelo movimento. O alimento picante nos traz esse calor, ao mesmo tempo que se já formos quentes demais poderemos ficar irritados ("Fulano é esquentadinho, né?!").

Amargo: Não-satisfação; Auto-Desilusão; Frustração; Mágoa

Adstringente: Introversão; Contração; Insegurança; Ansiedade; Medo

Note que podemos tanto manifestar o aspecto 'positivo' ou 'negativo' dos sabores-emoções, por isso ter um bom diagnóstico ayurvédico é fundamental para obter maior clareza e sucesso nas escolhas alimentares. Uma das maneiras de vir a ter uma vida mais 'positiva' passa por uma reeducação alimentar ayurvédica, cuidando da origem, qualidade e forma de preparo do alimento de acordo com a contituição e desequilíbrio dóshico da pessoa. Bem como no lidar com as emoções e a mente, seja em terapia, na prática de yoga, na meditação e em cada segundo do dia.

(Texto compilado e inspirado a partir do livro "SVOBODA, ROBERT. PRAKRITI: YOUR AYURVEDIC CONSTITUTION)