segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ayurveda: Sabores e Emoções (Parte II)

Segue o segundo texto da série "Ayurveda: Sabores e Emoções".
Boa leitura! Namastê!

Os Sabores e seus efeitos na consciência

Em uma sociedade cada vez mais dependente da estimulação externa, do êxtase momentâneo, estamos mais suscetíveis à instabilidade emocional e aos vícios de sabor-emoção.

Portanto, todos os sabores podem se tornar intoxicantes e como qualquer outro intoxicante, possuir o potencial para o abuso. Por exemplo, o sabor doce é uma droga popular na nossa sociedade atual, as pessoas usam para se sentirem satisfeitas e apaziguadas. Alguns se intoxicam pela ambição e inveja do ácido e da intensidade e irritabilidade do picante e há ainda outros que usam o salgado numa busca incessante por prazer e auto-gratificação. Por fim, pode existir também o ciclo vicioso pela frustração e mágoa encontradas no amargo e a constante sensação de insegurança e medo presentes no adstringente. 

Todos nós utilizamos a comida para alterar nossa consciência e toda alteração da consciência afeta o corpo via três doshas. Estamos constantemente atados aos nossos sabores/emoções, como veremos com maior profundidade a seguir:

Doce: intensa saciedade aumenta o naturalmente inerte, complacente, preguiçoso kapha. Esfria a raiva de pitta e conforta o medo de vata.

Ácido: a inveja aumenta kapha - quando alguém inveja um sucesso alheio, incita a agarrar-se mais firmemente aos seus próprios pertences. De outro modo, pode agravar pitta, quando a inveja se transforma em raiva devido a pouca quantidade de amor que você sente que recebe da vida. Pode reduzir vata através do aumento do foco e aquecimento da consciência.

Salgado: o ‘hedonismo’ aumenta a saciedade e a complacência. Promove a capacidade de entregar-se, sentir prazer, satisfazer-se, o que aumenta kapha. O fogo da raiva de pitta é aumentado toda vez que existe alguma obstrução à sua gratificação. E diminui vata, abrandando os medos da inadequação ou inabilidade.

Picante: aumenta pitta devido ao aumento significativo do fluxo de hormônios e sucos digestivos. Ajuda, portanto, na digestão e na manifestação da extroversão e raiva. Diminui kapha através da atenuação da auto-satisfação. E temporariamente diminui vata, facilitando a expressão emoções guardadas ‘esquecidas’. A médio-longo prazos, no entanto, agrava vata por exaurir orgãos e glândulas - resseca-o , limitando-o a projetar agressão ou infelicidade para o mundo exterior.

Amargo: considerado o melhor dos seis sabores - ‘bitter is better’. Em porções pequenas, o amargo ajuda a balancear todos os outros sabores no corpo. Do mesmo modo que uma moderada insatisfação com você mesmo ou sua situação impele você a mudar, o amargo dilata os canais que estão muito contraídos (reduzindo kapha e sua complacência) e contrai aqueles que estão muito dilatados (reduzindo pitta e sua raiva). O uso excessivo do sabor amargo agrava vata, pois a insatisfação e mudanças contínuas induzem à insegurança e ao medo.

Adstringente: constringe, diminui a auto-satisfação de kapha e o auto-engradecimento de pitta. Aumenta o medo de insuficiente ‘nutrição’ sensorial, provocando o aumento de vata.

(Texto traduzido e adaptado pelo naturólogo e terapeuta ayurvédico Felipe Reis de ‘Prakriti: your ayurvedic constitution’ – Svoboda)